No segundo dia do BHB IN, especialistas abordaram as principais tendências para o futuro dos suplementos no Brasil, unindo ciência e inovação.
Confira os principais pontos:
Fórum O Futuro dos Suplementos
Abertura: Compromisso na construção de futuros possíveis para suplementos no Brasil
Com mediação de Carolina Godoy, a abertura trouxe Gislene Cardozo e Bruno Busquet discutindo o futuro dos suplementos, guiado por ciência, tecnologia, identidade e sustentabilidade. Gislene ressaltou sobre a personalização avançada em suplementos, enquanto Bruno destacou o papel do Brasil como líder em prescrições e a exigência de suplementos de alta qualidade pelos consumidores, que por esse motivo se tornaram regulados pela ANVISA.
Crescimento dos Suplementos no Brasil: Insights globais e uma agenda positiva
Ulysses Dante destacou as farmácias como canal essencial, já que 44% dos brasileiros as visitam semanalmente. Suplementos como multivitamínicos e esportivos tiveram forte alta, com esportivos crescendo 54%, mostrando a importância do posicionamento de marcas nesse mercado crescente.
Ciência e Mercado: O que inspira as novas criações na indústria de suplementos
A Dra. Leila Hashimoto discutiu a palatinose e seus benefícios, como energia sustentável para atletas. Amid Tony Ibrahim abordou a fortificação de alimentos com micronutrientes, enquanto Franciele Goulart destacou o aumento do interesse por suplementos que combinam saúde e sabor.
Futuro dos Ingredientes: Para onde a ciência nos leva?
O Dr. Luciano Bruno compartilhou que os ingredientes do futuro se concentram com foco na longevidade e na prevenção de doenças associadas à idade, além de modular a ansiedade.
Esportificação: O jogo da inovação e abertura no varejo alimentar
Mariane Borelli, CEO da Supley, reforçou o crescimento do mercado de bem-estar no varejo, que impulsiona a inovação nas fórmulas de suplementos e na aceitação de produtos que valorizam a saúde e o bem-estar.
No fórum “Categorias em Ascensão e Estratégias Vencedoras“, especialistas e grandes players do mercado apresentaram as tendências mais importantes do mercado de saudabilidade no Brasil.
SCANNTECH: Retrato de categorias em crescimento e canais de destaque Priscila Ariani, Diretora de Marketing da Scanntech Brasil, abordou os fatores de expansão para o setor no ano de 2024: preço e fluxo de lojas. No atacarejo, destaca-se a redução de embalagens e aumento de preços, enquanto o mercado fitness e de suplementos segue se “premiumizando”. Já no mercado plant-based, bebidas vegetais se consolidam como um motor de crescimento.
Como se constrói uma nova categoria em saudáveis?
Gabriel Ferreira, da Bold Snacks, destacou a importância de tornar produtos saudáveis, acessíveis e saborosos para promover a inclusão desse conceito na sociedade. Gustavo Assis, da MasterSense, complementou, enfatizando que o mercado precisa comunicar aos consumidores o valor dos ingredientes saudáveis e de qualidade. Ele aponta que produtos com essas características, que aliam saudabilidade e sabor, têm maior potencial de conquistar e fidelizar os clientes.
O Varejo Verde: Ações para impulsionar o crescimento sustentável Ana Paula Seixas, CEO do Mundo Verde, e Gustavo Negrini, da Agência E4, discutiram o papel do canal especializado e suas vantagens de atuação. Em torno de um mercado tão nichado, a indústria dá preferência a produtos que gerem confiança e demanda em seus consumidores, fortalecendo o ciclo B2B e B2C.
Estratégias tecnológicas para o mercado de bebidas Victor Wanderley, CEO da Sucos Tial, falou do desafio de manter a qualidade e a saudabilidade, especialmente na redução de açúcares. Mariana Ferrão, da IFF, destacou o uso de aromatizantes para manter o sabor sem que seja necessário a utilização de açúcares propriamente dito.
Categoria de Chocolates: Como os líderes vão superar a crise? Gregory Goldfinger, da Goldko, aposta na criação de produtos exclusivos como um diferencial estratégico. Já Luiz Camargo, da Bauni, enxerga potencial em inovar na composição dos ingredientes, como a incorporação de baunilha ao chocolate, para atrair novos consumidores.
A Jornada do Plant-Based no Brasil Álvaro Gazolla, da Vida Veg, enfatizou a inovação e qualidade dos produtos. Larissa Maluf, da SVB, reforçou a necessidade de conscientização e conteúdo sobre o plant-based para gerar confiança e aceitação no mercado.
Esses debates enriqueceram o segundo dia do BHB IN, destacando estratégias e inovações para impulsionar o mercado e atender às novas demandas do consumidor moderno.