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Sustentabilidade e o futuro da alimentação saudável são os destaques no primeiro dia do BHB Festival 2024

A abertura do evento contou com a presença de entidades e empresas que apresentaram aos participantes as próximas tendências do mercado de alimentação saudável

São Paulo, outubro de 2024 – Começou em São Paulo a 14ª edição do BHB Festival 2024, um dos maiores eventos do país voltado para alimentos, bebidas e suplementos. Com a participação de renomadas marcas e especialistas do ramo, o evento apresentou ao público palestras que integraram a ciência com o mercado, visando moldar o futuro da alimentação. Essa edição marcou a união entre a Equilibrium, consultoria especializada em inovação para saúde e nutrição, e a Francal, empresa reconhecida por seus ecossistemas para eventos.

Em seus discursos de abertura, Cynthia Antonaccio, fundadora e CEO da Equilibrium,  e Fernando Ruas, CEO da Francal, destacaram a importância da sociedade e anunciaram mudanças no formato do evento, para os próximos anos, com o objetivo de impulsionar ainda mais o mercado de alimentos saudáveis no Brasil, ampliando as oportunidades de colaboração na indústria e incentivando o crescimento do setor.

O palco BHB IN (Inovação e Negócios) foi dividido em três grandes fóruns, com quatro palestras cada. Em Tendências do Comer: da ancestralidade ao futuro, Filippo Vidal, sócio diretor da FutureBrand São Paulo, iniciou o painel propondo uma reflexão sobre a responsabilidade das marcas, que devem priorizar sua contribuição com a transformação e a educação da sociedade, propondo conscientização e impactos positivos. Já David Fiss, diretor da Kantar, Client Service & New Business, Worldpanel Division (Brasil), apresentou pesquisa que demonstra com profundidade o cenário do mercado de alimentos no Brasil e as mudanças de hábitos de um consumidor cada vez mais exigente.

Fiss ressalta a importância das marcas investirem em conexões multi canais para dialogar com seus consumidores, gerando penetração e frequência. Disse ainda que a inovação e a comunicação, a partir de lançamentos que promovam novas ocasiões de consumo para seus produtos, são algumas das estratégias para conquistar esse consumidor 4.0. Para completar as considerações do executivo da Kantar, Susan Cavallin, gerente de marketing do Grupo Sovena (Andorinha), apresentou alguns cases da marca, como a possibilidade do consumidor personalizar seu azeite.

Karoline Dilho, head de Insights CPG & Varejo da Globo, iniciou um debate sobre o que está na mesa do brasileiro hoje. Em seguida, Reginaldo Lima, cofundador do Investe Favela, completou o tema falando sobre o consumo periférico. Ao contar sua história, trouxe insights importantes. “O empreendedorismo é o novo social. O empreendedorismo é o que todos nós temos aguardado para começar processos de resolução da miséria, depois da pobreza, e equilibrar condições suportáveis para que a gente comece a resolver as coisas mais agudas que nos aflige nessas regiões”, constata Lima, baseado em números e estatísticas. O Investe Favela é uma empresa de Venture Philanthropy, fundada por empreendedores e mentores da Endeavor para fomentar o empreendedorismo dentro das Favelas e das Periferias do Brasil.

O segundo painel do dia, Sustentabilidade na Indústria 4.0, começou com um debate sobre a inovação de alimentos com sustentabilidade, com a apresentação de cases relevantes ao mercado, apresentados por Lívia Fávaro, Positive Impact Manager da PepsiCo, Ariana Bottura, diretora de Marketing da Ingredion, e Natasha de Pádua, fundadora e COO da Upcycling Solutions, mediado pela Camila Vidal, head de Marketing da Eureciclo. As especialistas destacaram que é importante as empresas perceberem que a sustentabilidade não é um custo e sim um investimento e que quanto mais transparência tiverem com seus consumidores mais agregam valor ao que está sendo feito nesse quesito.

Em sua palestra sobre embalagens inovadoras com foco na sustentabilidade, Isabella Salibe, Special Project Manager da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE), apontou inúmeros exemplos de como as empresas podem investir em criatividade e inovação para preservarem o meio ambiente, evitarem geração de resíduos, pensarem no reaproveitamento do material e inspirarem as demais empresas com seus exemplos. Ela reforçou a importância das marcas pensarem na acessibilidade, como o projeto Lupinha, que se preocupa na produção de embalagens adequadas para cegos, a partir de um QR Code. Lara Vieira, CPO e Sócia do Grupo Eneergia, que conta com o apoio do SEBRAE, finalizou o painel com um case sobre economia de energia para empresas do setor.

O último fórum, Potência da Nutrição no Mercado de Saúde Integrativa, focou nos futuros possíveis na saúde, com palestra de Peter Kronstrøm, além do foodservice como laboratório de inovação e crescimento, com cases de Jorge Mojica Aguirre, fundador da DaSelva Foods, e Marisa Furtado, consultora, jornalista e curadora do Madame Albergine Food Lab. Já a Profª Dra. Regiane Relva, professora da Fundação Dom Cabral, compartilhou seu vasto conhecimento com a palestra robusta sobre como a Inteligência Artificial impacta na saúde das pessoas e do planeta, bem como as transformações propostas pela Biotecnologia. Para falar sobre a importância de olhar a longevidade com empatia, o evento contou com a participação de Tatiana Gracia, analista comportamental e gerontóloga. Já o Dr. Guilherme Marques, da Sylvestre Ingredientes Naturais, apresentou o case: Terpenos e Funcionalidades. Para finalizar o painel de saúde, Juliana Glezer, gerente Sênior de Inovação na Accenture, abordou os ingredientes do futuro, ressaltando o avanço no uso de proteínas para uma alimentação mais saudável.

Para fechar o dia, a Batalha de Startups destacou o trabalho de cinco empresas finalistas da competição: a Origem, que produz um energético 100% natural feito à base água + CO2 (água carbonatada), extrato de café e sucos de frutas naturais, a Generosa, marca de refeições prontas e saudáveis, preservadas por ultracongelamento o que mantém os nutrientes e o sabor do alimento por mais tempo, a Mushin, marca de suplementos, cafés e chás à base de cogumelos, a Roomys, uma marca de sorvetes naturais e saudáveis à base de plantas, sem glúten, sem conservantes, sem lactose, e a Mombora, uma marca que ressignifica os suplementos de carboidratos em gel para produção de energia, com sabores que remetem toda brasilidade, um produto 100% natural, sem corantes, conservantes, a base de ingredientes funcionais. Durante a batalha, todas apresentaram um pitch de três minutos para mais de 500 profissionais de marketing, inovação e P&D das principais indústrias do Brasil. A Mombora se consagrou como a grande vencedora e levou para casa um prêmio estimado em 100 mil reais entre produtos e serviços.

SERVIÇO

BHB Festival 2024

  • Data: 29 e 30 de outubro de 2024
  • Horários: Das 8h às 18h
  • Local: Expo Center Norte (Salas Cantareira)
  • Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, São Paulo, SP
  • Mais informações: https://bhbfestival.com.br/

Sobre o BHB Festival

O BHB Festival é um ponto de encontro entre ciência e inovação, reunindo os maiores especialistas do mercado de alimentos, bebidas e suplementos. Em sua 14ª edição, reúne profissionais e empresas inovadoras, para trocarem conhecimento e realizarem novos negócios. O evento é composto pelo BHB IN (Inovação e Negócios), um congresso para profissionais do marketing, P&D, empresários e especialistas interessados, e o Summit, um congresso para profissionais de saúde convidados. Já o FoodHub é um espaço destinado a startups que podem expor seus produtos e fazer networking com grandes players da indústria.

Sobre o BHB

O ecossistema BHB (Building Healthier Brands) pertence ao grupo Equilibrium e busca levar mais saudabilidade para o mercado de food no Brasil, revolucionando o cenário de suplementos, alimentos e bebidas. A empresa adota uma estratégia de conteúdo inovadora, mergulhando no universo “phygital” para impulsionar a comunicação e a geração de negócios no setor. O objetivo do ecossistema é ser o ponto de encontro de profissionais que estão em busca de soluções que auxiliem nos desafios de inovação, marketing e desenvolvimento de produtos das indústrias de alimentos, bebidas e suplementos.

Sobre a Francal

Desde 1969, a Francal é sinônimo de negócios e pioneirismo. Com mais de cinco décadas de atuação, é a maior e mais tradicionais promotoras de eventos do país, com capital 100% nacional e um ecossistema completo para eventos que une uma extensa variedade de produtos ou serviços em um local único, e que simplifica a jornada do nosso cliente. Os negócios originados pelos 15 eventos de seu portfólio movimentam a economia e contribuem para o desenvolvimento de todas as regiões do Brasil.

Assessoria de imprensa | BHB Festival

Adriana Yu Gemignani – (11) 98132-9858

contatoadrianayu@gmail.com

Laura Avancine – (11) 95494-2571

contatolaura.avancine@gmail.com

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