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Próxima edição

  • 30/09 e 01/10/2025
  • 08h às 18h
  • Expo Center Norte - SP
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BHB IN: Encerramento do primeiro dia! Um olhar aprofundado sobre o futuro dos alimentos, bebidas e suplementos!

O primeiro dia do BHB IN foi um marco de discussões inovadoras e impactantes para o setor de alimentos, bebidas e suplementos, unindo tendências, sustentabilidade e o comportamento do consumidor brasileiro.

O festival, realizado no Expo Center Norte, contou com a presença de especialistas que exploraram os desafios e oportunidades da indústria em meio às mudanças globais, oferecendo insights valiosos sobre a construção de marcas, a alimentação da sociedade e a busca por soluções sustentáveis.


Confira os destaques dos principais fóruns do dia!

Fórum Tendências do Comer: Da Ancestralidade ao Futuro!

Abertura: O compromisso do BHB na construção de futuros possíveis | Cynthia Antonaccio – CEO da Equilibrium Latam

Cynthia inicia o Palco IN com uma mensagem poderosa e energética sobre a trajetória vencedora do BHB, que está construindo uma história significativa no setor de alimentos, bebidas e suplementos há 14 anos.

Após muitos desafios superados, o Festival chega ao Expo Center Norte com o colaboração da Francal, e ela expressa o desejo de um crescimento exponencial para os próximos anos!

Aspas – Cynthia: “O futuro pode ser possível por meio de pessoas”.


Como alimentar marcas para que ganhem o mundo | Filippo Vidal – Sócio-diretor da FutureBrand São Paulo

Após a abertura, Filippo destaca que as marcas devem cada vez mais se conectar com o impacto positivo na vida das pessoas. A sociedade precisa se beneficiar das ações das marcas, e a saúde deve ser parte integrante do conceito das marcas que desejam expandir globalmente. Ele ressalta que a relação das pessoas com a saúde varia de acordo com cada região do mundo, refletindo questões históricas e culturais.

Panorama da saúde em diferentes regiões:

  • EUA:
    • Automedicação: devido aos altos preços dos sistemas de saúde.
    • Valorização da estética: para se destacar na sociedade.
    • Cuidado com a saúde: aumento de subcategorias e marcas especializadas.

  • Europa:
    • Altos padrões de saúde pública: que favorecem a prevenção e novas categorias, como suplementos.
    • Cultura da longevidade: impulsionando categorias de skincare.
    • Atividade física: demanda crescente por marcas que promovem um estilo de vida saudável.
  • Brasil:
    • Valorização da aparência: espaço crescente para marcas de estética e skincare;
    • Atitude reativa em saúde: muitos só buscam ajuda médica quando necessário;
    • Aumento de marcas de alimentos saudáveis;
    • Tradição em esportes: várias marcas associadas a modalidades populares.

As marcas hoje enfrentam desafios únicos, e a transformação da sociedade exige que elas se tornem portos seguros, oferecendo conforto emocional e se conectando com as jornadas pessoais dos consumidores.

Os 4 gatilhos para garantir coerência global:

  1. Desvendar o Status Quo: imersão no cenário atual da marca;
  2. Adaptar aos códigos culturais: ajustar o posicionamento conforme a cultura local;
  3. Criar experiências locais: adaptar a proposta de valor ao novo mercado;
  4. Trazer uma visão sustentável: entender e comunicar a sustentabilidade do país.

Como está o cenário do mercado de alimentos no Brasil e o que muda no comportamento do consumidor saudável para os próximos anos? | David Fiss – Diretor da Kantar

David reflete sobre novas demandas, consumidores e ocasiões de consumo que emergem na sociedade, como a priorização do bem-estar, revolução digital, tempo escasso e mudanças nas faixas de renda. Ele afirma que, em um mercado competitivo, as marcas devem ser significativas, focando em três pilares: Conexão, Relevância e Lealdade.

  • Dentro de casa: cresce menos acelerado (+6,0% unidades);
  • Fora de casa: crescimento acelerado (+13,6% unidades).

A necessidade de ser multicanal é cada vez mais evidente, e o shopper “camaleão” está se consolidando. Entender o papel de cada jornada do consumidor é imperativo.

Aspectos a serem considerados:

  • Conexão: implicações para as marcas;
  • Execução: essencial, mas deve compreender as necessidades do consumidor.

Fome do Quê? Desvendando a mesa do Brasileiro | Karoline Dilho – Head Insights CPG & Varejo da Globo

Karoline apresenta uma visão didática e rica em dados sobre o consumo alimentar dos brasileiros. Ela destaca que a compra de alimentos é uma das principais causas de endividamento, com 70% das famílias lidando com dívidas. O preço elevado e o baixo poder de compra estão levando os brasileiros a destinar mais da metade da renda para a cesta básica.

Ela enfatiza que o arroz, feijão e ovos são os alimentos mais consumidos em todas as classes sociais, destacando sua importância cultural e nutricional.


Consumo Periférico: Favela e marcas do futuro | Reginaldo Lima – Cofundador do Investe Favela, debate com mediação da Cynthia Antonaccio – CEO da Equilibrium Latam

Reginaldo discute que nas favelas não existe apenas miséria, mas também economia, com comércios e restaurantes variados.

Ele observa que, apesar das dificuldades, a comunidade consome e as marcas precisam se posicionar. Investir na favela significa buscar diversidade e atender a um público que também busca produtos.


Fórum Sustentabilidade na Indústria 4.0

Soluções e cases B2B que estão ganhando o jogo na inovação de alimentos com sustentabilidade

  • Mediadora: Camila Vidal – Head de Marketing da eureciclo;
  • Natasha de Pádua – Fundadora e COO da Upcycling Solutions;
  • Ariana Bottura – Diretora de Marketing da Ingredion;
  • Lívia Fávaro – Positive Impact Manager da PepsiCo.

Natasha inicia o debate questionando sobre os desafios de gerar alimentos a partir de resíduos. É fundamental que os empresários compreendam como trabalhar com esses resíduos. Ariana discute inovações em sustentabilidade, destacando que 74% dos consumidores buscam iniciativas relacionadas à pegada de carbono e que 60% acreditam que as marcas devem fazer mais pelo planeta.

Case da PepsiCo: O arroz de aveia Quaker, em parceria com a ONG Amigos do Bem, que não apenas é mais nutritivo, mas também beneficia comunidades.


Embalagens que educam: Soluções inovadoras para impactar a cadeia de consumo | Isabella Salibe – Special Project Manager da Associação Brasileira de Embalagem (ABRE)

Isabella reflete que os consumidores não se opõem a embalagens, mas esperam que as marcas adotem soluções sustentáveis. As indústrias precisam repensar suas cadeias de consumo e oferecer produtos que sejam reutilizáveis, como refis.


Mercado livre de energia, assinatura de energia ou geração própria? Qual caminho é o melhor para minha empresa? | Lara Vieira – CPO e Sócia do Grupo Eneergia

A Lara traz uma visão sobre as opções disponíveis para empresas no mercado de energia, discutindo as vantagens e desvantagens de cada caminho e como escolher a melhor opção de acordo com a realidade do negócio.

Fórum A Potência da Nutrição no Mercado da Saúde Integrativa

1. Explorando Futuros Possíveis na Saúde

Palestrante: Peter Kronstrøm – Futurista

Insight: O foco está em analisar megatendências e antecipar transformações no setor de saúde. É crucial compreender as mudanças que estão por vir e como elas impactarão a nutrição e a saúde integrativa.


2. O Foodservice como Laboratório de Inovação e Crescimento

Mediadora: Marisa Furtado – Consultora, Jornalista e Curadora do Madame Albergine Food Lab
Palestrante: Jorge Mojica Aguirre – Fundador da DaSelva Foods

Considerações:

  • O food service está em ascensão, sendo vital desenvolver estratégias para que as marcas se tornem duradouras;
  • Jorge destaca a importância de valorizar a Amazônia e seus produtos, enfatizando que os alimentos da região são ricos em nutrientes e essenciais para uma alimentação saudável;
  • O cardápio do seu foodservice visa exaltar esses ingredientes, contribuindo para o fortalecimento da identidade cultural e nutricional.

3. IA na Saúde das Pessoas e do Planeta

Palestrante: Prof. Dra. Regiane Relva – Professora da Fundação Dom Cabral
Anotações:

  • A tecnologia deve ser utilizada em conjunto com a humanização. Não se deve temer o avanço tecnológico, mas sim integrá-lo de maneira que beneficie a saúde sem desumanizar os atendimentos;
  • A professora sublinha que a tecnologia continuará a evoluir, especialmente na área da saúde, apresentando novas soluções e abordagens.

4. 2030: Quais Serão as Megatendências em Saúde? – Longevidade

Palestrante: Tatiana Gracia – Analista Comportamental e Gerontóloga
Case: Dr. Guilherme Marques por Sylvestre Ingredientes Naturais
Anotações:

  • É necessário entender a convergência de forças emergentes que moldam o futuro da saúde.
  • Dados importantes a serem considerados:
    • Menor taxa de natalidade na história: 1,8
    • Revolução da longevidade: 27%
    • Aumento das taxas de transtornos de ansiedade: 10%
    • Superciclo da tecnologia: 2 anos
  • Citações:
    • “Demografia é o destino.”
    • “Pela primeira vez na história do Brasil temos 4 gerações convivendo.”

  • Tópicos para maior empatia:
    • Faça mais perguntas e menos respostas.
    • Esteja atento à sua autocensura.
    • Apaixone-se por escutar, não apenas por solucionar.
    • Humanize sua comunicação.
    • Não generalize, personalize.
    • Não subestime as necessidades dos outros.

O primeiro dia foi um sucesso!

Agradecemos a todos pela participação no primeiro dia do Festival. Tivemos discussões valiosas sobre inovação na nutrição e o futuro da saúde.

Contamos com vocês amanhã para mais insights e troca de experiências.

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